quinta-feira, 3 de julho de 2014

Música na sala de aula



Ensine com musica
A musica é um meio natural de comunicação e expressão.As crianças gostam de musica e ela pode ser usada como um estimulo à atividade e ao pensamento.A musica é considerada um incentivo pedagógico de grande valor.Os educadores religiosos lembram que a musica provoca atitudes,desenvolve comportamentos e forma conceitos.Por isso,deve complementar as atividades na sala de aula.
Os cânticos podem ser usados para introduzir o assunto da lição;sugerir a hora da limpeza e descanso;criar ambiente propicio à oração;enriquecer as experiências das unidades de estudo;encorajar e valorizar a dramatização;despertar sentimentos de gratidão,amor,camaradagem,interesse por missões e outros assuntos;alem de ensinar versículos e verdades bíblicas.

Escolha dos cânticos
Muito cuidado e critério devem ser usados na escolha dos cânticos.A letra e a musica devem ser consideradas.
1.       A Letra (Palavras)
1)      As crianças entendem as palavras?Tem significado e sentido para as crianças que estão cantando?Transmitem mensagens para quem esta ouvindo?
2)      A letra é correta doutrinaria e espiritualmente falando?
3)      É fiel às Escrituras?
4)      Expressa a letra idéias concretas ao invés de simbólicas?
As crianças,especialmente aquelas de oito anos de idade,pensam de maneira literal.A linguagem simbólica confunde e atrapalha.Evitemos os cânticos cheios de simbolismos,preferindo aqueles com mensagem clara e simples.
2.      A Musica
1)      Casa-se perfeitamente com a letra?
2)      Reforça a mensagem da letra?
3)      A melodia é clara e distinta?
4)      As notas estão dentro do pentagrama?As lideres,na maioria,dão um tom baixo demais para as crianças.As vozes infantis são altas e leves.
5)      A harmonia é simples?
A musica nunca deve ser considerada como simples passatempo.Canticos e musicas bem selecionados estão entre os melhores auxiliares que possuímos para o ensino religioso.

Como ensinar um cântico
Conheça bem o cântico,e esteja apta para cantá-lo corretamente e de cor,sem ficar presa ao hinário.
Prepare-se para ensinar um cântico usando a musica em reuniões previas,como por exemplo no período de atividades,no de transição,como musica so para ouvir,como prelúdio,interlúdio,poslúdio.
Converse a respeito da letra e idéias expressas.Relacione-as com o que as crianças já conhecem,com suas experiências.Use figuras para esclarecer idéias e definir significados.Palavras desconhecidas devem ser explicadas antes de se cantar.
Ensine sempre a letra em conjunto com a musica.
Cante suavemente enquanto as crianças escutam.Tire o tom certo,alto e leve.
Peça às crianças que cantem baixinho,ou murmurem com você,para aprenderem bem a melodia e o ritmo.
Cantar frase por frase.Você canta uma frase as crianças repetem-na cantando.Em seguida,o grupo canta a musica toda.
Use o cântico repetidas vezes,em diversas situações,para que as crianças fiquem familiarizadas com a letra e musica.Planeje varias experiências durante o mês,usando o mesmo cântico.
Um novo cântico pode ser aprendido,primeiro por um grupo pequeno e depois apresentado na reunião em conjunto.

Importantes Nãos
1.        Não separe a letra da musica,ao ensinar um cântico.
2.        Não insista com as crianças para cantarem alto.Cantar alto para as crianças é gritar,e gritar não é cantar.
3.        Não usar acompanhamento forte.O acompanhamento deve ser bem suave,para não abafar as vozes infantis.
4.        Não use instrumento desafinado.Estraga o ouvido e as vozes infantis.O piano é o instrumento ideal para as crianças.Acordeão é muito forte.Conhecendo bem a letra e a musica,cante sem acompanhamento.
5.        Não faça exercícios de treinamento severo.Nao é necessário aprender perfeitamente na primeira vez.Aprender um cântico deve ser uma experiência alegre e feliz.
6.        Não ensine muitos cânticos novos ao mesmo tempo.No maximo dois por mês.

Atividades com cânticos
1.          Ilustre com desenhos ou figuras as palavras do cântico.
2.          Escreva a letra substituindo algumas palavras por desenhos ou figuras.
3.          Escreva a letra deixando lacunas,ter figuras ou as palavras escritas em pequenos cartões,para serem inseridos ou removidos do texto.
4.          Ilustre um cântico com figuras de revistas,jornais e outras fontes,para ser usado no flanelografo ou em pequenos cartazes.
5.          Dramatizar um cântico.
6.          Usar instrumentos musicais para o acompanhamento,tais como xilofone,escala de garrafas com água e outros da Bandinha Rítmica.
Cânticos apropriados,uma líder espiritual disposta e oportunidades,são os elementos necessários que fazem da musica uma agradável experiência de aprendizagem na vida das crianças.
Musica que ajuda as crianças a louvarem a Deus,que expressa o amor de Deus pelas pessoas e que desenvolve atitudes corretas das crianças para com Deus,Jesus  a Bíblia,a Igreja,o mundo,o lar,consigo mesma e com outras pessoas,é o tipo de musica que devemos ensinar aos pequeninos.
Fonte: Publicação da União Feminina Batista do Brasil- Aproveite estas sugestões-Conte histórias,use figuras,faça cartazes,ensine com musica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...